top of page

Notícias e Publicações

Paris e Berlim preparam novo plano contra o desemprego dos jovens

Jornal de Negócios, 13/05/2013



 

Paris e Berlim planeiam apresentar no fim do mês um plano comum contra o desemprego dos jovens que afecta a Europa, que prevê créditos para as empresas que contratem, noticia hoje o jornal alemão Rheinische Post.

A iniciativa comum do ministro do Emprego francês, Michel Sapin, e da homóloga alemã, Ursula von der Leyen, batizada como "New Deal for Europe" em referência ao "New Deal" de 1933 do Presidente norte-americano, Franklin Rooselvelt, deverá ser apresentado no dia 28 numa conferência em Paris organizada pelo investidor Nicolas Berggruen.

Os ministros das Finanças de França e Alemanha, Pierre Moscovici e Wolfgang Schäuble, respectivamente, também marcarão presença na conferência, segundo fontes dos governos e da organização citadas pelo Rheinische Post.

O plano prevê que o Banco Europeu de Investimento (BEI), presidido pelo antigo secretário de Estado alemão Werner Hoyer, atribua créditos às empresas que recrutem e formem jovens.

A União Europeia já alcançou um acordo para investir 6.000 milhões de euros até 2020 no combate ao desemprego dos jovens.

 

Fonte:Jornal de Negócios

Espanha quer apoio de Portugal para apelar a união bancária e emprego jovem

Jornal de Negócios , 13/05/2013



 

O primeiro-ministro espanhol deverá aproveitar o encontro com Pedro Passos Coelho na cimeira ibérica desta segunda-feira para apelar ao líder do Governos português para que se junte ao apelo para acelerar a bancária e promover medidas de emprego.

Mariano Rajoy e Pedro Passos Coelho têm encontro na cimeira ibérica que tem lugar em Madrid, nesta segunda-feira, e na agenda deverá estar a concertação de posições na próxima reunião do Eurogrupo, que com início ainda hoje em Bruxelas.

Segundo a imprensa espanhola, o primeiro-ministro espanhol vai convidar Pedro Passos Coelho a unir-se aos congéneres de Espanha e Itália no apelo para que seja acelerada a implementação da união bancária na Zona Euro e medidas de promoção do emprego, sobretudo do jovens.

A Reuters cita fontes do governo espanhol para avançar que a intenção dos líderes de Portugal e Espanha é sensibilizar as instituições europeias e os parceiros europeus para a necessidade das medidas para impulsionar a economia. Para Junho está marcada uma reunião de chefes de Estado e de Governo que pode ser um momento “chave” para agilizar o processo de união bancária.

Na reunião do Eurogrupo e do Ecofin que decorrem hoje e amanhã, estarão em análise os programas de Portugal e de Espanha. Na cimeira ibérica que decorre em Madrid, Pedro Passos Coelho e Mariano Rajoy vão explicar as reformas económicas e as medidas de consolidação orçamental que estão a implementar nos respectivos países.

Fonte:Jornal de Negócios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page